Release · Cacto Publicidade · 4 de novembro de 2026

Gestora administrativa da Cacto Publicidade, Monike Barata lança hoje o livro “Amigamente”

Um livro sobre amizade e afeto: Monike Barata Nunes, gestora administrativa da Cacto, apresentou a obra no Programa da Pity, na rádio Atlântida 97.3, e faz o lançamento nesta quarta-feira, às 19h, no Tim Tim Botequim.

Por Cacto Publicidade · Publicado em 2026-11-04

Pity Búrigo com o livro e Monike Barata com a placa
Pity Búrigo com o livro e Monike Barata com a placa

Na manhã desta quarta-feira, 4 de novembro, Monike Barata Nunes, gestora administrativa da Cacto Publicidade, de Criciúma (SC), participou do Programa da Pity, na rádio Atlântida 97.3, para falar sobre o lançamento do seu livro, Amigamente. O episódio #279, “Monike Barata”, tem 26 minutos e está disponível no Spotify com a chamada “Amizade e afeto registrados em um livro”.

O lançamento acontece hoje, às 19h, no Tim Tim Botequim (Av. Getúlio Vargas, 141, Centro, Criciúma), em formato de happy hour, com drink de boas-vindas. No convite, a autora resume o espírito do encontro: “Você faz parte da minha história!”.

No programa, Monike contou que a ideia de publicar veio das amigas, num ano marcado por conversas sobre amizade. “Por que não falar sobre a amizade e sobre o amor, que é o sentimento mais nobre?”, disse.

Uma década guardada no bloco de notas

Os textos não foram escritos de uma vez. “Ao longo de uma década, não é uma coisa que foi escrita esse ano”, explicou. Tudo começou quando ela completou 40 anos, com um primeiro texto sobre esse sentimento, que chegou a ser publicado em jornal. “Fui começando a escrever para as amigas, e estava tudo lá guardadinho no meu bloco de notas.” A virada veio na Cacto Publicidade, onde Monike é gestora administrativa: com o irmão, Beto, e Fernando, da Cacto, surgiu a proposta de reunir as declarações em um projeto editorial, feito pela própria agência.

112 homenagens e 7 interlúdios em 142 páginas: textos escritos ao longo dos anos para pessoas que fazem a diferença na vida da autora.
Capa do livro Amigamente, de Monike Barata · imagem: amigamente.art
Capa do livro Amigamente, de Monike Barata · imagem: amigamente.art

Cerca de cem amigas, de várias gerações

Monike calcula que o livro homenageia “umas 100 amigas”: as de uma vida inteira e as que chegaram há pouco. “Consigo me relacionar com bastante pessoas de várias idades, de várias gerações”, contou. Há amigas com mais de uma homenagem, fruto das declarações trocadas a cada aniversário. Ela também mantém um clube de leitura, que já completou um ano e nasceu de um grupo de amigas.

Afeto como herança

“Sou muito fácil para expressar sentimentos”, diz Monike, que vê o mesmo nos filhos. A explicação vem de casa: “Eu vim de uma família com liberdade para expressar o amor”. Entre os textos lidos no ar estava “Meu pai, meu herói”, escrito para o pai, que vai completar 80 anos.

O livro reúne 112 homenagens e 7 interlúdios em 142 páginas, publicado em 10 de setembro de 2026, à venda na UICLAP e na Amazon Brasil. “Eu escrevi sobre vocês, mas tenho certeza que cada uma de vocês está escrita aqui dentro de mim”, disse ela às amigas, convidando-as para o brinde. Mais em amigamente.art.

Cacto Publicidade

Sobre a Cacto Publicidade

A Cacto Publicidade é uma agência de publicidade de Criciúma (SC). Mais informações em cacto.com.br.

Contato de imprensa: Mainara, Cacto Publicidade · mainara@cacto.com.br · +55 48 9179-4302

Contato da autora: Monike Barata Nunes · amigamente.art

Fontes: Spotify (Programa da Pity #279) · entrevista em vídeo · amigamente.art · loja.uiclap.com · convite oficial do lançamento

Filme institucional

Marca é o que fica quando a gente vai embora

Ler matéria →

Powered by

Propriedade intelectual Cacto Publicidade.